fbpx

Bicicletas laranjas estão colorindo a paisagem carioca. Com cestinha, marchas, buzina e até cadeado, as simpáticas magrelas do Bike Rio, o novo programa de aluguel de bicicletas compartilhadas da cidade (uma parceria entre a prefeitura e a concessionária Serttel, com patrocínio do Banco Itaú).

Só quem tiver um smartphone à mão pode consultar as instruções sobre o Bike Rio no site indicado no painel. Outra opção para tirar dúvidas é ligar para o centro de informações através do número 4063-3999.

Na estação de sua preferência, basta telefonar para o número indicado (4063-3111) e escolher uma opção de aluguel – R$ 5,00 durante 24 horas ou R$ 10,00 pelo passe de um mês. Para adquirir o passe, é preciso digitar o número do seu cartão de crédito (Visa, Master ou Diners), o mês e o ano de vencimento, bem como os três dígitos de segurança que ficam no verso para liberar a bike.

Atenção: seja diário ou mensal, o aluguel dá direito ao uso ininterrupto da magrela por no máximo 60 minutos, quando o ciclista deve se deslocar até uma estação para devolver a bike e, somente após 15 minutos, retirá-la novamente. Respeitando este intervalo, a viagem pode ser retomada sem custo adicional. Caso passe do prazo, o usuário deverá pagar 5 reais por hora excedente. Fique atento ao relógio e tranquilo em relação às estações, que ficam bem próximas umas das outras.

Escolhida a opção de aluguel, é hora de retirar a bike da estação. Primeiramente, é preciso fornecer o número da estação em que a bike será retirada (ele está localizado na placa de informações, acima do nome do ponto em questão). Em seguida, indique o número da posição da bike que deseja liberar. Ele está impresso na barra de ferro à qual a bicicleta fica presa.

Fique atento à luz verde que irá piscar na barra metálica quando a bicicleta estiver liberada. Desengate-a antes de a luz se apagar, lembrando de retorná-la em qualquer estação de hora em hora. A devolução da bicicleta pode ser feita em qualquer ponto do Bike Rio. Escolha uma posição livre, encaixe a bicicleta e verifique se ela está devidamente travada. Se a estação estiver lotada, ligue gratuitamente para a Central de Atendimento ao Usuário (0800 8926650). O mesmo vale se a magrela quebrar ou for roubada, por exemplo. Através do celular, é possível ainda consultar a situação de bikes disponíveis e de vagas livres nas estações, ligando para 4063-3111 ou acessando o site.

 

Antes de sair pedalando por aí, dê uma olhada nas nossas dicas:

DICA 1 Ao escolher uma bike, faça o check-up da magrela. Verifique, por exemplo, se os pneus estão calibrados e se a alavanca que regula a altura do assento não está emperrada.

DICA 2 Para facilitar na hora de desencaixá-la da estação, erga a bike levemente para cima, de forma que o engate fique perpendicular à barra de ferro onde ela está presa, e puxe.

DICA 3 Sinta os freios. Veja se o dianteiro e o traseiro estão funcionando como esperado.

DICA 4 Para descobrir o segredo do cadeado da sua bike, ligue para 4063-3111 e siga as instruções.

DICA 5 Tome cuidado com os pertences guardados na cestinha. Objetos pequenos, como chaves e tocadores de MP3, podem cair pelo fundo.

DICA 6 Para saber há quanto tempo a bicicleta está em sua posse, faça um pit-stop e ligue para 4063-3111. Pode ser muito útil para não correr o perigo de estourar o limite de uma hora por bike.

DICA 7 O serviço funciona todos os dias da semana, das 6h às 22h.

Pronto, agora é só baixar o aplicativo e curtir as ciclovias do Rio de Janeiro.

Por VEJA Rio

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x