fbpx

Quem nunca chegou às praia da Zona Sul e achou extremamente difícil encontrar um cantinho para fincar o guarda-sol, ou até mesmo para estender sua canga para relaxar? Pois é, quem é carioca e convive com os finais de semana lotados das orlas mais badaladas da cidade sabe muito bem do que estou falando. Portanto não se desespere, pois ainda há soluções, como as praias ainda selvagens dessa Cidade Maravilhosa.

Fiz um roteiro com essas praias, começando pelas menos badaladas com Macumba, Prainha e Grumari até as mais intocadas que só dão acesso através de trilhas. Na maioria das praias abaixo você não encontrará muito comércio ou vendedores ambulantes e é muito importante se preocupar em levar o que quiser consumir durante o dia. Quer uma dica? Levem muita água. Ah, e por favor, levem seus saquinhos de lixo para recolher seus resíduos e nos ajudar a manter e preservar lugares como esses.

Divirtam-se com as mais belas praias do Rio de Janeiro.

1. Praia da Macumba

Seu nome de guerra é “Praia da Macumba, mas o nome de cartório é na verdade Praia do Pontal de Sernambetiba e é o primeiro ponto neste roteiro das praias mais belas do Rio de Janeiro.

Para chegar até aqui é muito fácil: pra quem vem da Zona Sul em direção ao Recreio vai notar, lá no final do bairro, já quase na Prainha, um morro no meio do mar ligado por uma faixa de areia. Você deve estar se perguntando “dá pra subir?”, a resposta é SIM. Durante a maré vazia essa faixa de areia coloca a cara no sol e então é possível subir o Pontal e apreciar uma linda vista!


 

Precisando se hospedar no Rio de Janeiro, que tal ver na Booking.com?

  2. Praia do Secreto

Agora vamos seguir a estrada em direção à Prainha. Nessa estrada até o próximo destino você pode pensar que não há nada de mais em meio às rochas da paisagem – errado! Em meio às essas rochas você encontrará a Praia do Secreto, nome sugestivo, porque até mesmo muitos do cariocas não conhecem esse cantinho sagrado.

Há duas formas de se chegar até aqui: Uma é pela Praia da Macumba, seguindo (com cuidado) pelas pedras; A outra forma é subindo pela estrada que liga a Macumba à Prainha e então seguir uma trilha que termina em uma descida pela pedra (é bem íngreme, esteja atento). Lá você encontrará uma faixa de areia bem estreita que fica entre as a montanha e uma grande rocha que forma uma piscina natural. Bacana, não é?



  3. Prainha

A Prainha é um verdadeiro paraíso, seja para aqueles que buscam ondas perfeitas, trilhas ou somente um bom dia estirado ao sol. Só pra vocês terem uma noção, a praia está localizada numa Área de Proteção Ambiental onde nada mais pode ser construído, ou seja, o local é bem preservado e você ainda encontra um manancial de água doce e cristalina, além de uma trilha através do Parque Municipal Ecológico da Prainha que dá acesso a um mirante.



  4. Praia do Abricó

Bem vindo a praia naturalista do Rio de Janeiro. Pequena, reservada e frequentada por poucos: essa é a Praia do Abricó. Pra quem gosta de curtir a natureza da forma como veio ao mundo, esse é o seu lugar!

Logo depois do grande contorno na montanha pela estrada, saindo da Prainha e antes do início da Praia de Grumari você encontrará a Praia do Abricó ali embaixo entre pedras e uma densa vegetação verde. Pronto, estacione o carro ali no início e se divirta.


5. Grumari

Logo depois da Prainha, a Praia de Grumari se estende por 2,5 km de areia e boas ondas que atraem surfistas de toda a cidade. É uma maravilha, pois espalha bastante os frequentadores e na verdade não rola muita muvuca por aqui.

Há algumas barracas espalhadas pela praia, porém caso sinta fome e precise de algo mais elaborado, sugiro dar uma olhada no restaurante na Praia do Abricó, logo no comecinho da Praia de Grumari.



  6. Praia dos Búzios

Agora vem a parte legal: trilha! Para chegar até aqui você deve ir de carro ou ônibus até a Barra da Guaratiba (pegue o ônibus 2334 saindo da Zona Sul, depois troque pro 867 no início da Estrada Roberto Burle Marx). Chegando lá, você vai pegar a trilha que começa no final da Rua Parlon Siqueira, ao lado do Bar do Zequinha, na Praia do Canto.

A praia é toda formada por pedras, e fica do lado direito da Pedra da Tartaruga (uma formação rochosa de uns 100 metros de altura que lembra, de fato, o animal).

Para chegar à essa praia e às próximas a seguir você vai seguir a mesma trilha, ok? Todas de dificuldade leve.


7. Praia do Perigoso

A trilha se extende por 1,5 km e se prepare pra caminhar uns 40 minutos (mas relaxe, a trilha é leve). Durante o percurso você encontrará belezas naturais, como a Pedra da Tartaruga. Caso você não queira encarar a caminhada, tem a opção de chegar na praia pelo mar, na Praia do Canto você encontra barqueiros que fazem o transporte por R$ 30,00.

É uma ótima opção de programa, com uma paisagem diferente e clima mais tranquilo do que nas praias convencionais. #ficaadica



8. Praia do Inferno

Seguindo a mesma trilha que dá na Praia do Perigoso você alcançará a Praia do Inferno, outra beleza carioca escondida. A caminhada é uma das mais bonitas de se percorrer, pois durante o percurso é possível observar nascentes d’água e mirantes naturais.


9. Praia do Meio

A Praia do Meio é a minha favorita! Aqui tem uma nascente de água mineral que atende à muita gente nessa região. Seguindo a mesma trilha você vai encontrar algumas subidas e descidas nas duas horas de caminhada, mas cada suor será recompensado, até mesmo antes de chegar ao mar, quando você chegar ao ponto alto da trilha onde irá se deparar com uma das vistas mais belas da região.



10. Praia Funda

Da Praia do Meio até a Praia Funda o caminho é mais difícil, os morros são mais altos e o preparo físico é necessário. Por conta da dificuldade de acesso, essa é a praia mais deserta da lista e uma das mais intocadas também!



Segue abaixo um mapa explicando o percurso das trilhas, talvez assim fique tudo mais claro 😉

 

Precisando se hospedar no Rio de Janeiro, que tal ver na Booking.com?

  E aí, o que acharam? Se tiverem alguma sugestão, por favor basta comentar abaixo, combinado?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x