fbpx

Dizer que o carioca é descontraído, bronzeado e sem cerimônia já é lugar comum. Esse jeito de ser está estampado na nossa cara. Todo mundo sabe que o carioca é diurno, adora uma praia, cachoeira, praticar esportes… Mas e depois de aplaudir o por do sol? O que é melhor? Bar ou balada na cidade maravilhosa? Depois não deixe de conferir esse post com os melhores bares do Rio. Confie em mim 😉

O Rio tem várias caras e dizer que o clichê praia/cerveja/samba define todo carioca é ser reducionista demais, portanto vamos ver porque o Rio é o lugar perfeito para se curtir tanto o barzinho quanto a balada.

 

PORQUE IR AO BAR

Uma das coisas que mais gosto no Rio é que apesar de ser uma cidade cara em vários aspectos você sempre vai achar eventos gratuitos e bares bem baratinhos. E se eu fosse chutar, diria que são os preferidos dos cariocas. É fácil de identificar quais são os points. É só ver uma aglomeração na frente do bar, cada um com o seu copo (Na maioria das vezes usando chinelo nos pés, até quando faz frio.)

Carioca é bairrista do seu bairro, vai sempre ao mesmo quiosque da praia e adora frequentar os bares de sempre, (onde, de preferência, ele saiba o nome dos garçons e as especialidades da casa). Mas você que está visitando a cidade vai querer conhecer um pouquinho de cada lugar.

Os bares fazem parte da cultura da cidade e alguns são pontos obrigatórios ou pela comida, pelo chope gelado, pela vista ou pela paquera.

As principais vantagens de aproveitar os bares do Rio:

PREÇO A maioria não cobra entrada ou consumação mínima e as bebidas e comidas costumam ser bem mais em conta que nas baladas.

LOCALIZAÇÃO O Rio tem muito barzinho e todo bairro tem os seus points. Então provavelmente você não vai precisar ir até muito longe para achar um bar bacana.

ROUPA Dá pra ir direto da praia, do trabalho ou de qualquer outro lugar. Mesmo que sua roupa pareça desarrumada, aqui no Rio em geral ninguém liga muito para como você está vestido. Só trouxe biquíni e short na mochila? Sem problemas!

PARA OS FUMANTES Normalmente os bares tem mesas ao ar livre onde é permitido fumar. Se não tiver é só ir rapidinho na calçada, fumar e voltar para a mesa (sem o aperto da balada).

PODER SENTAR E CONVERSAR O dia inteiro batendo perna para conhecer a cidade e ainda tenho que sair para dançar?? Não! Vai pro bar! Dá pra descansar as pernas, tomar uma pra relaxar e bater um papo tranquilo!

COMIDA Todo mundo diz que o prato típico do Rio é a feijoada. E é mesmo. Mas que um petisquinho de boteco como caldinho de feijão, batata frita, linguiça calabresa, pastel e bolinho de bacalhau tem lugar especial no nosso coração, ah isso tem!

CHOPE Um bom bar no Rio tem que ter chope gelado. Em outros lugares do Brasil, a cerveja de garrafa às vezes ganha na preferência. Mas no Rio sem dúvida o chope é o campeão. E confira também esse post com os melhores bares para beber cerveja no Rio.

CAIPIRINHA Isso aí qualquer gringo sabe na ponta da língua. Não deixe de pedir uma caipirinha de limão e provar a cachaça brasileira. Se pedir com sotaque do seu país, melhor ainda! E depois nos conte se gostou. Vamos ficar esperando sua reação. Quer saber onde tem uma caipirinha incrível aqui no Rio? Então clique aqui!

FUTEBOL Quando tem jogo de time carioca acontecendo, todas as TVs do bar estarão ligadas no jogo e provavelmente muita gente vestindo camisa de time estará assistindo. E bebendo, claro. Se você ama futebol, já sabe.

AMIZADE Puxe assunto com a mesa ao lado. Carioca faz amizade muito fácil. Só não caia no papo de carioca do “vamo marcar”. Se for combinar alguma coisa mesmo pegue o telefone confirme o esquema antes para não levar bolo. Carioca tem muita lábia e faz amizade rápido, mas também adora agitar coisas que ele não está querendo de fato concretizar.

DICAS
*Quando chegar em um bar pergunte logo o nome do garçom, eles vão te atender bem melhor.
**Peça sempre caprichado. Não sei se faz muita diferença, mas na dúvida sempre peço!

 

PORQUE NÃO IR AO BAR

ATRAÇÃO Com algumas exceções, onde um couvert artístico é cobrado, a maioria dos bares não tem música ao vivo, voz e violão, stand up ou qualquer outra atração. O foco é a bebida, a comida e o papo. Então se você está muito animado para curtir a noite talvez o bar não seja a melhor opção.

PERIGO Como muitos bares costumam ter mesas na calçada, os pertences acabam ficando muito vulneráveis e aí algum roubo ou furto pode estragar a noite. Se for ao bar sempre fique atento às suas coisas.

AMBULANTES Uma coisa que pode ser chata é quando vários vendedores ambulantes colam na sua mesa para vender algo. Quando é lugar muito visitado por turistas então… Alguns podem ser bem insistentes e ter que negar o tempo todo pode ser chato. Mas claro que isso tem um lado bom, eles podem estar vendendo algo que te agrade ou então um amendoim torrado que é uma delicia com cerveja.

CONTA Sempre saiba o que pediu e confira a conta para ver se esta correta. Às vezes pode haver algum engano. Sempre faça a soma e veja se bate.

ATENDIMENTO Em alguns bares o pedido pode demorar muito ou vir errado e alguns garçons podem ser bem mau humorados. Provavelmente esse é um dos motivos porque o carioca prefere sempre os mesmo bares, onde o garçom e o atendimento já são conhecidos.

BANHEIRO Em muitos bares, principalmente nos botecos, o banheiro pode estar sujo e sem papel higiênico.

ESPERA POR MESAS Os melhores bares da cidade normalmente vivem cheios e a espera por um mesa pode demorar muitooo.

HORA DE IR EMBORA Tirando os botecos, que tem um horário mais flexível, os bares costumam fechar às 2h da manhã no máximo. Quando você está super animado o garçom chega para perguntar se vão querer mais alguma coisa da cozinha porque já vão encerrar. Pode cortar todo o barato da noite.

Mas quem vem ao Rio também quer curtir as baladas e festas. Então vamos até elas! Sugiro também você dar uma olhadinha nesse post com os melhores lugares para dançar no Rio.



Para começar a conversa, carioca não vai pra “balada”, vai pra “night”. Para carioca “balada” é coisa de paulista. Então se quiser saber o qual a festa que vai bombar, pergunte assim: “E aí? Qual a boa da night?”

A boa da night é que para se divertir no Rio não precisa gastar muito. É muito comum acontecerem festas grátis a céu aberto em praças, ruas e praias. E com vários estilos de música, mas principalmente ritmos brasileiros. Samba, rock, choro e forró sempre estão presentes. Isso sem falar nas fanfarras que no verão tomam conta das ruas.

Falando de vida noturna, só a Lapa renderia um texto exclusivo. O famoso bairro boêmio consegue abraçar uma grande variedade de estilos. Tem o bar do rock, os vários do samba, do forró, os bares… Se está em dúvida do que fazer, na Lapa não faltam opções.

Mas se o seu estilo é mais música eletrônica há diversas boates espalhadas pela cidade. O bairro mais famoso pela variedade de boates é a Barra da Tijuca.

Se a pegada é rock n’ roll o seu bairro é Botafogo. A galera alternativa cool se concentra aqui.

No resto da cidade os interesses se misturam e tem curtição para todos os gostos. Mas vamos aos prós e contras da balada carioca.

 

PORQUE IR À BALADA (NIGHT)

Porque você está no Rio e a vida noturna bomba!



PREÇO

  Como falei antes, falta de dinheiro não é desculpa. Se tem uma cidade onde não precisa gastar muito para se divertir é o Rio. Fique atento aos eventos do Centro (Rua do Ouvidor e Pedra do Sal), Laranjeiras, Urca, Aterro do Flamengo e Arpoador. São os principais bairros onde a curtição free rola solta. Se está com grana tem muita opção bacana dependendo do seu gosto musical. O preço da entrada varia de R$ 20,00 a R$ 100,00 dependendo da casa noturna. As da Barra da Tijuca costumam ser as mais caras.

TRANSPORTE Dependendo da onde você esteja hospedado chegar a uma balada não é muito difícil. As tarifas de táxi não são muito caras e os lugares são relativamente próximos. O transporte público também conta com várias opções de trajetos.

HORÁRIO As baladas no Rio só começam a bombar depois de meia noite. E tem muita gente que só chega depois das duas da manhã, quando a balada já está bem animada. A vantagem é que dá pra tirar aquele cochilo depois de um dia de praia e passeio. Recarregar as energias pra dançar a noite toda.

MÚSICA Apesar da variedade de estilos ser grande e as opções muitas, não deixe de curtir um som bem brasileiro e carioca. Se estiver em tempo de carnaval ou verão vá a algum ensaio de escola de samba e bloco de carnaval.

PAQUERA Não precisa nem falar que na balada carioca estão concentrados os solteiros e solteiras do Rio, cheios de charme, gingado, lábia e malemolência. Se você está solteiro se joga!

AMIZADE O mesmo vale para as dicas de amizade com carioca no bar, mas aqui a amizade pode ser apenas dançar e cantar junto. Se você é animado vai achar logo um pessoal animado para curtir com você.

 

PORQUE NÃO IR À BALADA (NIGHT)

PREÇO Apesar de ter opções mais em conta na hora de entrar, algumas boates podem ser bem caras. Principalmente se o ingresso for comprado na porta. As baladas costumam ter sempre um preço promocional quando o ingresso é comprado com antecedência ou numa lista na internet para que você coloque o nome e pague mais barato. Se programe com antecedência para não ser surpreendido por um valor alto para entrar na balada.

CONTA Tudo na balada é vendido a um preço bem mais caro. E quando a noite começa a pegar fogo você pode liberar o cartão de crédito como se não houvesse amanhã e aí o amanhã chega. E você chora.

ACABA MUITO TARDE E no dia seguinte você perde a praia.

FILA É fila pra entrar, fila para comprar bebida, fila pro banheiro…

APERTO Se a balada for boa ela estará cheia e se estiver cheia provavelmente vai estar apertada. Não arme confusão se alguém pisar no seu pé ou empurrar sem querer. Faz parte.

CALOR Se vier ao Rio no verão se prepare para suar. 40 graus + calor humano = camisa encharcada.

DICAS

  • Se achar que não vai mais beber e a fila estiver vazia pague logo o seu cartão para não ter que ficar na fila na hora que todo mundo resolver ir embora.
  • Como a bebida na balada costuma ser mais cara, a “pré” é de lei. O esquenta em algum bar mais barato para calibrar já faz parte.
  • Quando sair da balada morrendo de fome passe em alguma lanchonete 24h. As mais famosas são a Catarina e a Fornalha. Não deixe de comer a coxinha com requeijão.

     

CONCLUSÃO

O rio é o lugar para curtir os barzinhos e festas ao ar livre. A balada fechada que acontece no Rio não é muito diferente das baladas do resto do Brasil e você deixa de aproveitar as vistas incríveis e o clima do lugar. Se for de fato se jogar em uma balada, prefira alguma com um charme especial que de preferência dialogue com o visual da cidade. Carioca não gosta muito de lugar fechado, por isso a balada não é muito a sua cara, diferente de São Paulo, onde as baladas são paradas obrigatórias.

RESULTADO: BAR!!! 🍺

E você, o que prefere? Bar ou Balada? Conte pra gente, basta comentar abaixo! 🙂


  Se você decidiu de vez que precisa vir ao Rio neste instante. Sugiro conferir essas dicas de hospedagem aqui na Cidade Maravilhosa 😀

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x