fbpx

Ipanema é um sonho, as pessoas são lindas e bronzeadas, a água é azul e a areia branquinha.

O bairro de Ipanema é conhecido pelo Tropicalismo, pela Bossa Nova e pela beleza da mulher brasileira imortalizada na música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Ipanema é  uma praia urbana que tem uma faixa larga de areia fofa, com ondas bem formadas inclusive para prática do surf  que tem no Arpoador o lugar mais disputado pelos surfistas que podem surfar até a noite, existe uma poderosa iluminação direcionada para as ondas que garante um boa visibilidade para esse esporte neste horário.



Ao longo da  Vieira Souto fica é o nome da Avenida onde está a  praia de Ipanema, entre o Arpoador e o Jardim de Alá, ponto que demarca a divisão entre Ipanema e Leblon. As ruas transversais da Av. Vieira Souto marcam pontos definidos na faixa de areia, pontos esses em que se concentram as mais diversas tribos.

“Ipanema é uma vitrine, um palco, um microcosmo, um estudo do exuberante etos dos rituais e do modo de vida dos cariocas. ”   ( retirado do livro – 1.000 Lugares para conhecer antes de morrer – pag. 423)


O lugar é frequentado dia e noite por turistas e moradores que vão caminhar, praticar esportes, bater-papo, andar de bicicleta na ciclovia, tomar água de coco nos quiosques ou apenas apreciar a beleza da praia. O Posto Nove de Ipanema se tornou um ponto de encontro e também um dos melhores pontos da praia carioca, sendo bastante frequentado por jovens e celebridades.



O bairro é repleto de lojas com o melhor da moda carioca, ótimos restaurantes e bares para ir depois da praia. Gente de todas as partes da cidade disputam as areias mais descoladas do Rio, e é também ali que fica a rua Farme de Amoedo, o point gay das praias cariocas.

Rua Farme de Amoedo: 13 lugares que você não pode deixar de experimentar


Ipanema tem duas grandes  Praças a General Osório, onde é realizada, todos os domingos, a Feira Hippie de Ipanema, que desde 1968 reúne artesanato, artes, música e diversas atrações para a família e a Praça N. S. da Paz local ideal para passear com crianças,  ambas com suas estações de Metrô.

Ipanema  ainda tem a  Pedra do Arpoador que é um grande ponto turístico e que também é parte da Praia de Ipanema que ainda guarda  uma prainha cheia de charme que se chama praia da macumba, onde fica a famosa “Academia Flintstone” ao ar livre construída basicamente na base do cimento na lata de tinta usada para virar halteres e é frequentada por pessoas apaixonadas por malhar, sentar na Pedra do arpoador para assistir ao pôr do sol, é um dos momentos mais impactantes de uma visita a essa cidade.


Para quem não gosta de uma noitada, o bairro também oferece programas mais lights, como ir ao cineminha de rua na Estação Laura Alvim ou assistir as peças de teatro em dos dois espaços cênicos que esse Centro cultural tem,  caminhar na orla a noite depois desse programa é algo que vale muito.

Vá para qualquer lugar do mundo com um seguro viagem.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x