fbpx

O Rio de Janeiro não é só samba e cerveja gelada, aqui tem muitas trilhas aos lugares mais incríveis da cidade, com vistas de tirar o fôlego! Tem pra todo mundo, tem trilha fácil, muito fácil e muito difícil, então nem adianta sair dizendo que não consegue. Vir ao Rio é curtir todas essas possibilidades. Confira aqui as melhores trilhas cariocas! 🙂

1. Trilha da Pedra da Gávea

Vista da Pedra da Gávea à Noite

A Pedra da Gávea é considerada a maior rocha granito-gnáissica, a beira mar, do mundo! Essa é uma das trilhas mais almejadas pelos cariocas e turistas. Já era de se esperar, pois oferece aos visitantes uma experiência única por conta do cenário cinematográfico formado pelo encontro da orla carioca com a Floresta da Tijuca.

A caminhada é bem pesada e exige um bom preparo físico, pois a subida leva em torno de 2h a 3h, passando pelo meio da mata até a “Cabeça do Imperador” (o cume da Pedra da Gávea). Quase no final da trilha você vai se deparar com a “Carrasqueira”, uma passagem de “escalaminhada”, ou seja, não é necessário a utilização de equipamentos, mas em algumas partes você vai precisar das suas mãos. Mas não se assuste, é só não olha pra baixo e focar na subida. Pra descer é um pouco mais difícil porque você tem que olhar pra baixo, e para quem sofre de vertigem ou morre de medo de altura é um pesadelo. Mas sempre é tempo para encarar seus temores.

Agora é só apreciar a vista. Você estará a 844m acima do nível do mar, observando tudo o que o sol toca – Barra da Tijuca, Jacarepaguá, São Conrado, Ipanema, Leblon e Copacabana (a Zona Sul inteirinha).

Curiosidade: A história da Pedra da Gávea é repleta de mistérios, há uma teoria de que na antiguidade ela foi visitada por fenícios que teriam escolhido a montanha como local sagrado onde um de seus reis teria sido enterrado. E aí, você acredita?

Nível: Muito difícil
Duração média: 3h
Acesso: Estrada do Sorimã, Barra da Tijuca

 

2. Trilha do Morro da Urca

A trilha do Morro da Urca começa na Pista Claudio Coutinho, no canto esquerdo da Praia Vermelha, no bairro da Urca. A pista fica aberta todos os dias das 7h às 18h. É super tranquilo, com alguns trechos íngremes e pode ser feita em 1 hora.

Chegando lá em cima você pode pegar um bondinho até o Pão de Açúcar ou pra descer até a Praia Vermelha, ok?

Nível: Médio
Duração média: 1h
Acesso: Pista Claudio Coutinho, Praia Vermelha – Urca

3. Trilha da Pedra Bonita

Essa é uma das trilhas mais agradáveis do Parque Nacional da Tijuca, o caminho é bem marcado e com trechos pouco íngremes. A trilha começa próximo ao estacionamento da rampa de voo livre, e dura cerca de 1h. Caso você só queira subir até a rampa de voo, há um acesso que pode ser feito de carro, pela Estrada das Canoas, em São Conrado, mas fique atento, pois a rua é estreita e íngreme.

A Pedra Bonita fica em frente à Pedra da Gávea, e daqui você pode ver o famoso rosto da pedra bem de frente. Outra coisa bacana por aqui é a rampa de voo livre, de onde saem asas-delta e parapentes – um dos voos mais bonitos do planeta! Considere essa atividade.

Nível: Médio
Duração média: 1h
Acesso: Caminho da Pedra Bonita, próximo ao estacionamento da rampa de voo livre. Parque Nacional da Tijuca – Setor C

 

4. Trilha Pico da Tijuca

A trilha começa no Largo do Bom Retiro e é muito bem sinalizada. Lá você vai se deparar com uma bifurcação que separa a trilha do Pico da Tijuca das trilhas para o Papagaio e Cocanha, mas basta seguir em frente e a subida se tornará mais íngreme e vai exigir o seu preparo físico. Na reta final da trilha você terá de subir 117 degraus entalhados na pedra e pronto, basta subir os degraus que você já estará no Pico.

Lá de cima você poderá olhar para qualquer direção e poderá avistar outros pontos turísticos da cidade – esse é o local mais alto da Floresta da Tijuca, com 1.022 metros.

Uma opção mais leve é um pico menor, o Tijuca-Mirim, mas também muito bonito. Pode ser uma plano B para aqueles com preparo físico.

Nível: Difícil
Duração média: 2h-3h
Acesso: Largo do Bom Retiro, Floresta da Tijuca – Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista


5. Trilha das Praias Selvagens de Guaratiba

Eu não sei se você sabe mas o Rio de Janeiro ainda abriga algumas praias selvagens. Para chegar até elas é necessário uma caminhada por trilhas, bem tranquilas por sinal, e chegando lá você vai entender que todo esforço foi mais do que válido. Saiba mais sobre as praia mais bela do Rio de Janeiro AQUI.

Nível: Médio
Duração média: 2h
Acesso: ao fim da praia subir a ladeira – Estrada Roberto Burle Marx, Barra de Guaratiba


6. Trilha do Parque Lage-Corcovado

Siga os caminhos de paralelepípedo à esquerda do Solar Lage até encontrar uma pequena casa de pedra no limite do parque com a mata. A trilha começa num aclive suave, subindo sinuosa até cruzar três vezes o rio. Este trecho da trilha é de pouco esforço, mas exige atenção quanto à orientação. A partir da terceira cascata o esforço aumenta muito, você vai subir o resto do caminho praticamente na vertente da montanha.

No terço final da subida, há uma escalaminhada em uma rocha exposta. Para passar, use mãos e pés, com o apoio de uma corrente presa à rocha. É tranquilo, basta prestar atenção, especialmente se a pedra estiver escorregadia.

Quando atingir a estrada de ferro, pode relaxar. Mas não muito! Mantenha a atenção pois o trenzinho do Corcovado ainda passa pelos trilhos. Atravesse-os, siga a trilha que leva à estrada e suba até a entrada para o monumento do Cristo Redentor. Preste atenção ao tráfego de vans em mão dupla, siga pelos cantos da estrada. Ao chegar à entrada do monumento, procure a bilheteria para informações sobre como comprar seu ingresso.

Dica importante: Após a terceira queda d’água, a trilha se afasta do rio e torna-se gradualmente mais aberta. Use o paredão de pedra do Corcovado como referência da direção a seguir.

Nível: Difícil
Duração média: 3h
Acesso: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Parque Nacional da Tijuca – Setor B

 

7. Trilha das Cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca

Escondidas entre as florestas e montanhas do Rio de Janeiro, elas oferecem um verdadeiro refúgio dentro de alguns parques. Só vai te exigir uma leve caminhada, mas chegando lá a diversão é certa! Separamos as melhores cachoeiras do Rio, confira AQUI.

Nível: Fácil
Duração média: 1h
Acesso: Rua Sara Vilela, Jardim Botânico, Parque Nacional da Tijuca – setor B

8. Trilha do Morro Dois Irmãos

O primeiro mirante mostra a Rocinha em um ângulo raro, por cima. Vista da trilha dos Dois Irmãos, a maior favela da América Latina parece uma enorme arquibancada circundando São Conrado. Deste mesmo mirante, você tem a segunda melhor vista da Pedra da Gávea, só perdendo para a vista da Pedra Bonita. O próximo mirante permite uma vista de São Conrado, das Pedras da Gávea e Bonita, da Serra da Carioca, Rocinha, Gávea e até do Corcovado. Do cume do Irmão Maior, você vê toda a Zona Sul carioca, de Botafogo ao Leblon, até Niterói, além de toda a Serra da Carioca e as Ilhas Cagarras.

Além de aproveitar uma das melhores vistas da cidade, comece a aventura pegando um moto-taxi na entrada da comunidade. É uma experiência à parte percorrer as ruas do Vidigal com verdadeiros pilotos zigzagueando ladeira acima. Não suba na moto sem um capacete!

Leve trajes de banho! Pois embora seja recomendado fazer a trilha dos Dois Irmãos de calça e jaqueta, vá preparado, com seus trajes de banho por baixo das roupas. A proximidade com as praias do Leblon, São Conrado e Joatinga pede um mergulho após a trilha.

Nível: Médio
Duração média: 1h
Acesso: Av. Niemeyer, Comunidade do Vidigal – Leblon

Dicas importantes:

Use tênis confortável com meias, e solado para trilhas.

Carregue os seguintes pertences numa mochila resistente e confortável:

  1. Garrafa de 2 litros d’ água;
  2. Lanche de trilha (Sanduíche, Biscoito, Barra de Cereais, Frutas, etc…);
  3. Boné ou Chapéu;
  4. Protetor solar; Repelente; Saco de lixo; Óculos escuros;
  5. Capa de chuva; agasalho, Máquina fotográfica;
  6. Medicamento de uso pessoal e documentação(RG, CPF e carteira do plano de saúde)
    Fonte: E-Trilhas
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x