Como entender as avaliações sobre Hotéis, Pousadas, Hostels, Hospedagens Domiciliares e etc. Antes você se baseava no número de estrelas atribuído aos hotéis, porém, com o crescimento de outros tipos de acomodações para bolsos diferentes era preciso eleger um outro critério de referência e daí ganhou força o depoimento, que logo foi absorvido pelos hotéis.
Você planeja uma viagem, escolhe como ir e aí chega o momento de escolher onde dormir. O caminho da escolha acontece na maioria das vezes nesta ordem: preço, local, foto e avaliações. A Booking.com assume um critério de avaliação a partir da quinta avaliação, ou seja, uma acomodação nova geralmente não tem avaliações. O lado ruim é que quando o hóspede aciona o filtro de busca, essas acomodações também não aparecem, então, eu prefiro não ir no filtro em um primeiro momento.
A NOTA
Como voces podem ver na imagem abaixo, são 7 itens que constroem a nota final, sendo que para mim, a grande tríade é Limpeza, Localização e Conforto mas, se voce estiver procurando um Hotel 5 estrelas e disposto a pagar uma tarifa alta, todos os itens devem ser levados em consideração e que estejam acima de 8,5. Claro que analiso uma propriedade dependendo do objetivo da minha viagem (lazer ou trabalho), a cidade e o wi-fi que é artigo indispensável.
A LOCALIZAÇÃO
Estar bem localizado é uma boa forma de economizar, aproveitando melhor o tempo, sem contar que poupa o gasto com transporte, afinal, você está perto de tudo.
A LIMPEZA
Nesse item nem se fala, é indiscutível e tem que ser bom, ou seja, a partir de 8,0. Mas não é só a nota que conta, procuro ler 03 depoimentos – sempre os últimos porque, afinal, foi de quem acabou de se hospedar e limpeza é sinônimo de higiene e consequentemente saúde e ninguém sai de casa para o mundo para ficar doente.
A DICA
Para fechar a minha análise, descarto tudo que for pessoal, político, étnico ou religioso e as discrepâncias, tipo um Hotel em Ipanema no Rio de Janeiro quase na praia e alguém da um nota muito baixa em localização. Para mim fica claro que essa pessoa quando escreveu estava de mal humor ou simplesmente foi viajar sem vontade de ir e daí escreveu o depoimento com raiva.Deveria ter ficado em casa.
ATENÇÃO
Vocês sabiam que hoje em dia existem empresas que contratam avaliadores profissionais ? Pois é, pessoas que ganham grana para dar bons ou maus depoimentos sobre estabelecimentos que nunca foram, por isso, leiam somente sites que publicam depoimentos de quem realmente reservou e ficou, por exemplo Booking.com, Expedia, Hotéis.com. Existem outros que qualquer um pode entrar e escrever sem vínculo algum com a reserva. Infelizmente o Tripadvisor é um deles. Apesar de gostar muito deste site, nele existe essa brecha.
DEPOIMENTO BOM É…
Olha, depoimento bom é aquele que ajuda o outro a fazer uma escolha, ou seja, é útil. Depoimento ruim é aquele com cara de desabafo, tem jeito de queixa, de preguiça e a gente reconhece esse tipo rsrs. Então quando for a sua vez, lembre-se se você gostou ou não da sua hospedagem, explique por quê de forma clara, afinal, o próximo hóspede pode ter preferências diferentes das suas. Não se esqueça que o grande critério é que o seu depoimento deve ser útil para todos os envolvidos. Até a próxima !