fbpx


Essa é a primeira pergunta que é feita por quem possui um imóvel vazio ou que está com um contrato prestes a vencer de um inquilino e eu respondo sempre, que depende de alguns fatores, o principal é a localização. E vamos combinar desde já o que é “a localização”, é onde tem grande fluxo de profissionais e turistas, que tenha eventos pelo menos 01 grande durante o ano, aqui falo de cidade e determinada área da cidade, exemplo do Rio de Janeiro a Zona Costeira, Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra.

Como essa decisão depende de alguns fatores individuais, vou afirmar aqui, que se eu tivesse um imóvel próprio bem localizado, eu optaria por alugar por temporada. Por um único bom motivo, que é a preservação do meu patrimônio. Pensa bem, o seu imóvel será o negócio de quem alugou para alugar por temporada, e quem alugaria uma propriedade no Airbnb por exemplo, que quem já ficou só fala mal nos depoimentos ou que está mal cuidado? O próprio interesse central do locatário já impõe naturalmente a ele, cuidar muito bem do seu patrimônio.

A outra vantagem é que o valor de mercado do imóvel aumenta consideravelmente, para quem quer comprar esse imóvel por exemplo só para investir, uma propriedade que está no mercado para temporada, é rentável, tem como mensurar e provar, o rendimento através de relatórios gerados e nos próprios anúncios nos marketplaces (Booking e Airbnb) dá para ser ter uma clara idéia do nível de procura.

Como investimento
Hoje em dia a proporção é essa, um imóvel de temporada na localização certa rende mais que qualquer aplicação de 1% a 2%, mantendo a característica de renda “passiva” e combinando a segurança imobiliária.

Segurança
Reduzir a inadimplência de locação a Zero.
Seu imóvel muito mais conservado
Relação: Risco x Investimento muito baixa

Vantagem Extra
Poder usar seu imóvel quando quiser, a menos que esteja lotado no período que você queira, mas isso seria uma boa notícia, não é?

Apesar de mais rentável que qualquer aplicação financeira segura no momento, é também muito mais trabalhosa, por conta das demandas que uma hospedagem gera, e não é pouco mesmo. Aquela proposta inicial do Airbnb que cada proprietário poderia se tornar um Anfitrião e administrar as reservas do seu próprio imóvel, não é mais tão fácil assim, a demanda cresceu vertiginosamente, o hóspede busca serviço próximo ao de hotel e se não tiver alguém para segurar a demanda de comunicação, com certeza seu telefone irá tocar no meio da madrugada porque o vaso sanitário entupiu ou porque perdeu a chave e não tem como entrar. Por isso mesmo cresceu também um mercado de administradores de imóveis de temporada, aparecem no cenário como anjos para que se possa ganhar e dormir em paz, por uma quantia que varia de 15 a 25% em média dependendo do pacote que escolher, geralmente é subtraído sobre o valor total da diária recebida.

Abaixo enumero o que se deve esperar de uma empresa boa de administração de imóvel para temporada.

1 – Administração das reservas para o seu imóvel.
2 – Gestão de hóspedes. (CONCIERGE)
3 – Organização do calendário de ocupação em várias plataformas simultaneamente.
4 – Cuidem da limpeza e higienização do imóvel entre as hospedagens.
5 – Forneça e administre a lavagem e troca de todas as roupas de cama e banho durante as hospedagens.
6 – Responda a toda comunicação externa (pedidos e depoimentos) e interna (ações e manutenção).
7 – E que tenha equipe de manutenção para emergências e manutenções.

Tenho 38 anos de experiência no ramo de turismo e 12 anos no mercado de Temporada, passei por muitas crises e uma pandemia, me sinto bem a vontade para opinar sobre esse setor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x