fbpx

Depois que lancei um canal de vendas dos aptos de temporada para agências de viagens e proprietários para distribuir seus imóveis na Jump, acabei me deparando com diversas questões, uma delas é de proprietários achando que sou concorrente da Booking e do Airbnb e  se surpreendem quando digo; que não os considero assim, que na realidade, eles funcionam como meus distribuidores.

Em um mercado não mais verticalizado a palavra concorrência não chegou a ser substituída, porém ganhou uma companheira inseparável chamada sinergia.

 

“O mundo dos negócios é cada vez mais colaborativo. “

 

Chris Anderson o autor do livro  “A cauda longa” demonstra em seu livro que cada cliente é único e por isso tem vontades e desejos próprios, então, é preciso ter em mente que apenas um modo de distribuição não é suficiente para uma eficiente divulgação e é neste ponto  que me insiro como distribuidor distribuindo as propriedades, no meu canal e outros canais. 

Uma breve história 

Uma vez   tive um cliente que pediu todas as informações sobre um apartamento em nosso chat no Jump, ele ficou satisfeito agradeceu  e disse-nos que iria efetuar a reserva a seguir, o que logo na sequência se confirmou, porém a reserva dele entrou, pela Booking.com, conversando com ele depois, já na condição de pós-venda ele nos revelou sobre o porque ele havia comprado desta forma, ele só queria ganhar milhas através do programa Smiles da Gol, que naquela semana estava dando milhas em dobro para quem reserva-se hotel pelo site deles e a Booking, é parceira do Smiles, como se pode perceber nesta história, a jornada do consumidor é própria, você até pode ver ou saber o que ele fez, mas não pode prever o que ele vai fazer, então, quanto mais eu puder distribuir minha propriedade por diferentes canais melhor para sua visualização e consequente oportunidade.

| Só tem benefícios ao reservar seu hotel na Smiles. Confira alguns:Benefícios Smiles


Então,
 

se você continuar pensando que o seu “concorrente” é só  um competidor no mercado (neste caso Aluguel por Temporada) e que por conta dessa “certeza”, você achar que nunca poderá fazer parceria com ele, você pode estar perdendo excelentes oportunidades de negócios.


” Você sabia, por exemplo, que a Samsung é uma das maiores fornecedoras da Apple?”

Uma nova proposta

Eu proponho um novo adjetivo, bem mais amigável  do que concorrente (o inimigo). Podemos então chamar de Ecossistema, um nome que abre oportunidade para uma expansão que já se faz necessária nesse lugar que se tornou restrito e apertado para ambos os lados, que  chamávamos de “concorrência”, nome que não cabe neste mundo que não é mais linear e por isso, não mais tão planejáveis assim. O lugar onde a figura do chefe também deve ser substituído pela figura de um maestro e que a equipe seja como uma orquestra e que só se faça ensaios  abertos, sem datas para estréias, abrindo um novo  mercado de parcerias e experimentação.

É neste ambiente que há grandes possibilidades de uma empresa pequena e que surgiu “do nada” , fazer muita diferença na sua receita e no mercado.  Pense nisso!

O que você achou desse post?
Compartilhe nas redes sociais usando os botões abaixo
e deixe nos comentários suas ideias para novos posts.

 

Newsletter - Proprietários e Administradores

Assine nossa Newsletter para receber novidades de artigos para Proprietários e Administradores de Aluguel por Temporada em primeira mão!




    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    0
    Would love your thoughts, please comment.x