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Morar por assinatura têm se tornado um hábito cada vez mais comum, o que é positivo para os que prestam este tipo de serviço. Mas seria importante criar mais do que um segmento, mas todo um mercado relacionado direta e indiretamente a este serviço. Com apoio mútuo, a dependência de grandes plataformas diminui e o rendimento de todos os envolvidos aumenta.

Há muitas novidades a serem exploradas nesse mercado, especialmente por ser um mercado de crescimento exponencial. O momento de pandemia e consequente quarentena, que de início impactou negativamente o mercado, fez com que, como efeito colateral positivo, houvesse um aumento considerável na busca de hospedagem por longo período, na plataforma do Airbnb. O termo “casas para alugar” foi o mais buscado do mercado imobiliário, com um aumento de 668% em relação a períodos anteriores, considerados “normais”.

Muitos administradores de Aluguel de temporada ficam somente atendendo a demanda que marketplaces relevantes do mercado (OTAs) nos enviam. Porém, esse mercado é muito maior e não deve depender de apenas uma fonte ou, mesmo que mais de um site de aluguel, só desse tipo de divulgação. Por que não criar um ecossistema próprio, onde todas as empresas envolvidas direta e indiretamente possam se ajudar e, assim, crescerem juntas?

O que seria um ecossistema empresarial?

Um ecossistema empresarial é a união de empresas em comunidade económica que têm ligações com o trabalho realizado. Diferentes negócios interligados se ajudam, formando um ciclo de consumo, fazendo com que todas obtenham sucesso. Com essa junção, as empresas que participam deste conceito de negócio conseguem gerar mais valor para seus clientes.

É importante destacar que diversos agentes podem compor o ecossistema:

  • empresas de portes variados;
  • concorrentes;
  • clientes;
  • fornecedores;
  • governo;
  • etc.

Pense em como empresas menores, com pouco tempo de mercado, poderiam alcançar relevância no mercado desta forma. Ou mesmo as maiores, em um momento de crise, poderiam se apoiar nas menores que não foram tão impactadas. Todos saem ganhando. Principalmente os clientes!

Como aplicar um ecossistema no mercado de aluguel por temporada?

Pare por alguns minutos e reflita na jornada completa – do início ao fim – do seu cliente. Independentemente do que você tenha vendido a ele, note com quantas outras empresas prestadores de serviços ou comércio, autônomos e outros ele se relacionou. Agora imagine se todos estes fizessem parte de um ecossistema, se todos, de forma organizada, se indicassem e consumissem um dos outros sempre? A ideia não é fechar o mercado, mas tornar os negócios – especialmente os menores – mais fortes. Apesar dos benefícios para estes empresários, reforçando: quem sai ganhando é o cliente.

Se dedicarmos nossos esforços na criação e manutenção de um ecossistema em nosso segmento, desenvolveremos uma maior necessidade por nossos produtos e serviços, atraindo mais visibilidade para nossos e-commerces, gerando mais empregos locais, trazendo clientes prontos para consumir durante suas hospedagens em lojas físicas, restaurantes e transportes, fortalecendo toda cadeia sustentável de uma região. Os ecossistemas criam ambientes que favorecem os novos comportamentos e atitudes necessárias para evolução dos negócios.

Os administradores que buscarem se manter isolados podem até ter bons faturamentos e conseguir, por determinado tempo, se manterem relevantes. No entanto, suas altas despesas e margem de lucro cada vez menores exigirão cada vez mais esforço para existirem. Geralmente começam a pecar no atendimento e na manutenção das propriedades, o que pode ser muito perigoso a longo prazo, para um negócio que depende não só da visita dos clientes, mas também de suas indicações.

Como já podemos perceber, o futuro será composto por ecossistemas de negócios.

Ecossistemas na prática

Como aplicar, de fato, este conceito de negócio?

  1. Uma Agências de Viagens pode ser uma grande parceira de um administrador de Aluguel por Temporada.
  2. Um outro administrador pode possuir outros apartamentos no mesmo prédio que você tem ou na mesma rua e se vocês trabalharem juntos, aumentam a visibilidade e o poder de venda.
  3. Aquela padaria próxima do seu apartamento pode ser o café da manhã que vai fazer a grande diferença na escolha pela sua propriedade já no filtro de busca.
  4. O Aluguel de Temporada se torna cada vez mais atrativo para novos clientes.

Viu como é simples? Agora imagine que todos os citados acima podem estar interligados, podendo criar um ecossistema ainda maior. 

Por que não começar a pensar quais parceiros em potencial existem ao seu redor? Converse com o dono da padaria ou de outro pequeno comércio, busque uma agência de viagens, ligue para a administradora do seu prédio e marque uma visita para apresentar uma proposta de parceria, diga para o seu cliente que ele pode ter benefícios caso indique outras pessoas… Uma união inteligente e estratégica pode tornar pequenos negócios em uma verdadeira potência em seus segmentos.

Não podemos esquecer que a melhor função da internet é conectar pessoas que têm interesses em comum.

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