fbpx

A filosofia criada por Greg McKeown nos ajuda a direcionar as energias no que é relevante em nossas vidas. Tirar todas as responsabilidades que englobam a escolha e administração de morar nos moldes convencionais pode ser um caminho interessante – e nem sempre pensado – de canalizar nossos esforços em outras atividades.

Já se sentiu sem tempo, com tarefas até a cabeça e sem ideia de como vai terminá-las? E se você parasse e visse que, na verdade, o que falta é foco e direcionamento ao que realmente importa? No livro “Essencialismo: A disciplinada busca por menos”, McKeown descreve os benefícios e o caminho para se tornar uma pessoa “essencialista”, que em resumo é aquela que diz “não” a tarefas que não a competem para investir sua energia no que é essencial ou o que realmente está dentro de sua capacidade. Isso faz com que sua produtividade e, consequentemente, seus resultados, aumentem consideravelmente.

Neste livro, Greg mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. A capacidade de se concentrar apenas no fundamental é o segredo para o sucesso em um mundo hiperconectado e cada vez mais repleto de informações, opiniões e tarefas.

Mas o que essencialismo tem a ver com aluguel? 

Bom, se você já procurou um lugar para morar, agilizou toda a burocracia, comprou todos os móveis e eletrodomésticos e se mudou, deve se lembrar que todo esse processo te tomou bastante tempo, energia e dinheiro. E se você nunca fez isso, quando chegar o dia, não vai ser muito diferente disso. 

Para você ter uma ideia do investimento financeiro em uma mudança, nosso artigo Você sabe quanto custa se mudar de um apartamento para outro? traz um apanhado de tudo que envolve esse momento, inclusive alguns gastos que nem sempre colocamos na ponta do lápis.

Mesmo quando ter um lugar para chamar de seu é um passo importante na sua vida e que merece ser comemorado, até chegar o dia do “terminei, agora é só morar” é bem cansativo. Certamente, todo esse processo acaba tirando tempo de outras coisas importantes, desde projetos até o tempo para sua família, mesmo que ela esteja envolvida na busca da nova casa. 

essencialismo morar por temporada
Essencialismo e Morar por Assinatura

Existe outra forma de morar?

Algumas alternativas foram criadas para diminuir esse estresse, como flats, pacotes de longa duração em hotéis… Mas, apesar de cômodo, não tem cara de “casa”. É legal no início, mas passar 6 meses, 1 ano em um hotel descaracteriza algo que todos nós damos tanto valor e certamente uma hora sentiremos falta: um lar. 

O conceito de morar por assinatura foi criado pela Housi, empresa líder neste conceito em São Paulo e que agora está entrando no Rio de Janeiro através da parceria com a Jumpinbed. Morar por assinatura é um novo jeito de morar, com toda comodidade e flexibilidade para você viver a sua essência. Utilizando tecnologia, conveniência e conforto, você escolhe aonde quer morar, por quanto tempo e com flexibilidade para pagamento. Outras características deste modelo são incríveis para quem está buscando um novo lugar para chamar de seu: 

  • são mobiliados e decorados – prontos para morar;
  • o valor contempla todas as contas (energia elétrica, condomínio, internet etc.);
  • para que viajar para o seu lugar preferido só nas férias, se você pode transformar sua vida em uma grande viagem?
  • facilidade para se mudar novamente, caso necessário.

Falando um pouco mais sobre o último tópico, esta modalidade te dá a liberdade que os tempos modernos exigem. Imagine, por exemplo, receber uma proposta de emprego incrível, em um bairro distante de onde mora ou mesmo em outra cidade. Só o fato de ter que fazer toda a mudança já pode fazer com que essa ideia seja no mínimo pensada algumas vezes. Nesta modalidade, é só buscar um outro imóvel mais próximo do seu novo trabalho e fazer as malas. Simples, prático, conveniente e te deixando tempo para pensar e se dedicar a essa nova empreitada.

Para entender mais sobre essa modalidade, leia nosso artigo O que é Morar por Temporada?. Lá falamos mais detalhadamente sobre esse estilo de moradia cada vez mais comum no Brasil e no mundo. 

Greg McKeown resume em uma frase o conceito do essencialismo: mais produtividade, menos estresse, mais alegria. Poder morar onde quiser, por um preço justo e com trâmites bem mais simples traz exatemente essa sensação!

A Jumpinbed é uma das empresas referência nesta modalidade no Rio. No site, além das opções de imóveis, você pode conversar com um consultor e tirar todas as suas dúvidas.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x