Como um agente de viagens pode com Aluguel de Temporada construir uma nova carteira de clientes.
A tecnologia, como sempre digo, não é boa e nem má, é apenas uma ferramenta, mas sem dúvida nos tornou (os Agentes de Viagens) obsoletos em muitos quesitos, principalmente como fonte de informação, afinal o Google é bem mais rápido, convenhamos.
Uma breve história para contextualizar
A desconfiança exagerada levou milhares de profissionais de Turismo a fechar os olhos para as diversas oportunidades que o mundo on-line começou a proporcionar e naquele momento, tiveram o mesmo tipo de reação que os taxistas tiveram com a chegada do Uber. Para quem não se lembra, houve uma paralização de 24 horas “em protesto a chegada do Uber no Brasil”, criada pelos sindicatos da categoria. E o melhor foi a resposta rápida do Uber, que por falta de taxi, disponibilizou grátis o serviço durante a paralização, ou seja, quem não sabia o que era e como funcionava o Uber, aprendeu naquele dia, foi a maior publicidade reversa feita por uma categoria e melhor, com 100% de aceitação da população.
O Uber dos agentes de viagens da época, depois das Cias. Aéreas implementarem seus e-commerces para venda direta de bilhetes, foi a Decolar, praticamente a primeira agência de viagem online, foi um sucesso, primeiro pela novidade, independência, voce podia escolher seu voo, emitir com cartão de crédito e ir direto para o aeroporto, sem ter que esperar um agente de viagem emitir e enviar o bilhete que naquele momento inicial ainda era físico.
A mentalidade obtusa, na qual se acredita, que tudo está muito difícil e que não é possível ter melhores rendimentos e aumentar o faturamento da empresa, induziu muitos profissionais a atuar bem abaixo de seu real potencial, pois não fizeram a pergunta que nem era a de 1 milhão de dolares, pergunta essa que poderia ter salvo muitos: ” O que podemos fazer com essa tecnologia que também está à nossa disposição ?”.
Onde existe conexão entre o Aluguel de Temporada e a Agência de viagens.
Vender serviços como Agente de Viagens para um público novo, requer um produto de alta conversão de venda, e o que é isso? É um produto que resolve um problema claro. O Aluguel de temporada resolve o problema de quem precisa se hospedar, ampliando opções ao disponibilizar, casas e apartamentos também para hospedagem, resolvendo problemas para famílias que querem viajar e hospedar num hotel fica caro, hoje em dia ainda tem um público de solteiros, que apesar de viajarem sozinhos, preferem ficar em estudios, kitchnetes e aptos de sala e quarto, para poder receber outras pessoas, que conhecem através dos aplicativos de encontros, no qual a maioria dos hotéis tem regras rígidas quanto a receber pessoas fora do rooming list da reserva.
Oportunidade
Esse cliente que não te conhece, mas que chega até você pelo produto e é você que está no fim dessa linha administrando, como anfitrião ou no atendimento como um Agente. O que importa é quem é que está naquele momento, disponível, interessado, solícito pronto para criar vínculo com esse cliente.
Isso pode alavancar sua vendas, aumentar seu conteúdo (produto, serviços e assunto nas redes) e elevar sua autoridade como profissional de Turismo.
Período de desenvolvimento de empatia
Isso acontece pelo simples convívio com o cliente, que todo processo de hospedagem proporciona. Exemplos de atuação: facilidades no processo de check in, ajustes de necessidades que cada cliente requer, carta de boas vindas com detalhes da propriedade, detalhes que melhoram o ciclo de hospedagem. Um bom exemplo é providenciar o número de travesseiros que o cliente está acostumado a dormir, providenciar um transfer do aeroporto a propriedade, um passeio, dicas de restaurantes, ingressos de teatro, show ou eventos.
A esse processo eu chamo de período de desenvolvimento de empatia: levar o cliente do atendimento a um relacionamento.
E eu não estou falando de transformar uma venda em duas, apesar da oportunidade de vendas cruzadas.
O que estou falando é no crescimento da sua base de BONS clientes, que no futuro, estarão dispostos a confiar um roteiro de viagem ou administração de suas milhas a você, pessoas que te respeitam e seguem suas recomendações, devido a uma boa experiência de hospedagem com você.
Dica
“Olhe sempre para sua cidade, analise qual a capacidade de hospedagem que ela tem, o que ela produz, quais os eventos, fique atento aquilo que você tem com potencial turístico, na sua cidade ou perto.”
E como se liga esses pontos ?
Com um bom projeto de inbound marketing aplicado no pós-check out da hospedagem para que, nunca mais você perca o contato com esse cliente, que um dia foi hóspede. Utilizando o gatilho mental da reciprocidade que cria vínculo entre as pessoas, temos uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma, aplicado ao nosso assunto, acaba gerando uma oportunidade de você vir a ser o agente de viagens nas futuras viagens desse cliente, aumentando consideravelmente sua carteira de clientes recorrentes.
Importantíssimo
Mas é claro que precisamos perceber esse ato como algo espontâneo, feito de coração. Por isso suas ações devem, primeiramente, objetivar tornar a vida das pessoas mais simples e, depois, gerar algum lucro para você. Não o contrário. As pessoas sentem isso.
Ah !
Explicando – Inbound Marketing, para quem ainda não sabe, é igual aquela história do cuidar do jardim, para que as borboletas voltem.
Você vai ser lembrado constantemente pelo o conteúdo postado, enquanto começa a se tornar conhecido não só para aquele cliente que entrou na sua vida como hóspede como também para seus amigos, familiares e conhecidos, aumentando consideravelmente sua vendas.
Entenda, não é para pensar que o Aluguel de Temporada vai fazer uma grande quantidade de dinheiro como produto ou que você vai trocar de negócio, pode até ser, porém, o que coloco aqui, é que desta forma você pode gerar uma receita extra para a sua agência.
“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”
Alan Kay
Esse é uma oportunidade atrair cliente que jamais teria acesso, sem um produto de Alta Conversão como pode ser o Aluguel por temporada.
Eu te garanto que isso bem aplicado muda
sua vida no Turismo para melhor, mudou a minha.
Crie uma verdadeira máquina de geração de oportunidades de vendas.
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Muito importante o que você diz há que semear para colher, você tratou de um tema muito importante o pós-venda! excelente texto!