fbpx

“A casa é um reflexo da nossa história e da maneira como vivemos.”
Maurício Arruda. Decora/GNT 

A primeira casa que organizei foi a casa que vivia com minha família. Adorava trocar os objetos de lugar, colocar luzes em foco, iluminar livros e pensar nas cores e suas intensidades quando a luz as refletia. Os livros eram grandes clássicos e que gostava que parassem em pé, sem precisar de apoio, porque isso impõe respeito., Esperava anoitecer para ver o efeito, escolhia uma música e depois chamava quem estive na casa e adora ver a cara das pessoas se surpreendendo com o resultado. 

“Evite anunciar imóveis vazios, pois estes dificultam que o comprador imagine como seria a sua vida ali naquele espaço. Mas cuidado: não polua muito os ambientes, pois a ideia é sempre transmitir amplitude.”

Ao arrumar um apartamento para aluguel de temporada, deve-se ter a flexibilidade para acomodar o outro que está de passagem, deve-se proteger e fluir,  ter espaço para receber novos amigos, ter experiências e deve conter elementos que desperte o criativo, porque todo aquele que sai de sua própria morada para o mundo, quer mundo. Porque do lar original que ele precisa carregar, já está na mala, por isso, não se deve ocupar todos os espaços com decorações e informações desnecessárias esse  hóspede quer ficar a vontade e  ter liberdade para sonhar.

O Arnaldo Antunes tem uma música que se chama “A casa é sua” que diz Não me falta cadeira/ Não me falta sofá/ Só falta você sentada na sala/ Só falta você estar, essa música sempre me vem à cabeça , quando estou preparando um novo apto para fotografar.

E para que tudo funcione, eu converso com a casa, é isso mesmo, não  é coisa de doido, eu olho para um canto e pergunto, será que não ficaria melhor um mesa para apoio ? Isso desperta a imaginação e é aí que digo que a casa fala, casa pede e rejeita coisas, é um organismo vivo.

Um apartamento ou casa para temporada está sempre em movimento, não deve ter móveis que atrapalhem , ou seja, que fiquem no meio do caminho por exemplo, e se tiver que ter  alguma mesa de centro, que tenha rodas e que sejam fortes para poder ser movimentada sem que arranhe o chão e que se possa sentar em cima para bater um papo.

É importante frisar aqui, que o que fazemos, é preparar casas ou apartamentos para temporada, não uso a palavra lar, porque isso é sentimento de quem habita, mesmo que temporariamente, em tudo deve haver participação de todos, sem dúvida pode-se tratá-la como casa, abrigo, hospedagem e etc… mas se em algum momento você se dedicar a torná-la um lar, a experiência passa  para outro nível, começa ficar pessoal e isso pode excluir o outro, pense nos arredores, esta perto de que?, tem vista para onde?, assim,  tudo fica em estado de arte.

Conheça o Home Staging

O termo home staging consiste em “encenação de casa”, isto é, envolve a análise das potencialidades do imóvel e dos seus pontos fracos para que melhorias no âmbito estético e funcional possam ser empregadas. Criado para atender as imobiliárias que  compram e/ou vendem, é uma prática bastante comum nos Estados Unidos, Europa, Canadá e Austrália.

Esse é um aspecto importantíssimo na hora de decorar a sua casa para aluguel de  temporada tendo como base um dos conceitos do home staging. Por outro lado, também é um dos mais complexos, tendo em vista que comumente existe uma certa dificuldade do dono do imóvel de encará-lo, de fato, como um produto.

“No Aluguel de Temporada a casa é um produto e, como tal, deve ser pensada”

Nesse contexto, podemos comparar um imóvel que está à mostra no seu site ou numa OTA (Booking.com, Airbnb e etc…) como um produto em uma vitrine de loja. Em qualquer  dos casos, é preciso que o produto esteja visualmente agradável, encantador e sem imperfeições para agradar o consumidor.

Aqui vai uma dica importante: que a arrumação no local seja a mesma da foto, pois serve de validação para o hóspede, isso pode contribuir com o próximo hóspede, porque umas das frases mais usadas em depoimentos é ” Local igualzinho aos das fotos……” , isso  da segurança a quem está em processo de escolha. 

A organização também é algo que não podemos descuidar. E aqui vai outra informação importante, ambiente organizado gera sensação de bem-estar para  quem ver e isso é outro forte critério de escolha.

É importante lembrar que a tomada de decisão de compra ocorre nos primeiros 90 segundos e por isso mesmo é que tudo deve estar impecável.

Despersonalização da casa

Assim, quando falamos da despersonalização da casa, você deve ter em mente que é necessário retirar da propriedade  os seus itens pessoais. Itens como objetos de higiene pessoal devem estar lacrados demonstrando que exclusividade, porta-retratos só com paisagens, coisas do time do coração ou de cunho religioso devem ser substituídos por peças neutras, abstratas ou de natureza.

Dicas que vão te ajudar 

Papel de parede
Não pode pintar a casa? Que tal investir num papel de parede? São diversas opções e a maioria é bem fácil de aplicar e retirar.

Quadros!
Outra maneira de personalizar o ambiente é com quadros. Já pensou em abandonar a furadeira e apostar nas fitas para fixá-los?

Newsletter - Proprietários e Administradores

Assine nossa Newsletter para receber novidades de artigos para Proprietários e Administradores de Aluguel por Temporada em primeira mão!




    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    0
    Would love your thoughts, please comment.x