fbpx

O Rio de Janeiro é um destino turístico que você pode tranquilamente ir mais de uma vez e ainda encontrar coisas novas para fazer. Para os novatos, alguns atrativos são imperdíveis, sendo praticamente paradas obrigatórias. Mas o Rio vai muito além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Se você está procurando dicas de o que fazer no Rio de Janeiro, mas opções diferentes, você chegou ao lugar certo!

Difícil encontrar atrativos sem turistas, afinal estamos falando de Rio de Janeiro, né? Mas é possível, sim, conhecer a cidade e se sentir bem carioca e deixar os pontos turísticos mais tradicionais de lado se você quiser. Você pode deixar a viagem mais surpreendente e ainda ficar com vontade de voltar mais vezes. Vem que a gente te conta como!

O que fazer no Rio de Janeiro: 8 dicas para uma viagem mais carioca

Praia da Joatinga

Que o Rio de Janeiro nos presenteia com diversas praias lindíssimas não é novidade. Do Leme ao Pontal, além de Copacabana e Ipanema, temos ainda a surpreendente Joatinga, que vai dar um toque bem carioca em sua viagem. Se você está procurando o que fazer no Rio de Janeiro, deveria pensar com carinho em planejar um tempo para conhecer essa praia.

Foto: Caroline Kwasnicki

A Praia da Joatinga é um pedaço do paraíso escondido na Zona Oeste do Rio, nos fundos de um condomínio no Joá. Não se engane: a entrada é livre para todos. A praia é bem exclusiva e pequena, por isso o recomendado é ir bem cedo. Além disso, a faixa de areia é pequena e a medida que a maré vai subindo, ela pode ficar menor ainda. Se você vai de carro, mais um motivo para você levantar cedo da cama, pois pode ficar mais difícil encontrar vagas para estacionar.

Foto: Caroline Kwasnicki

O acesso à praia é por uma pequena trilha entre as pedras. Não é difícil chegar, apenas tenha atenção para não escorregar e evite levar muitas coisas que você precise carregar. Os mirantes no caminho já vão dando os sinais do que vem pela frente. Um visual incrível, água azul, mar perfeito para o surf e muita gente jogando altinha!

Sugestões de hospedagem: Leblon e Gávea – entre 9 e 10 km de distância.

 

Mureta da Urca

Tá aí uma combinação que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer no Rio de Janeiro: mureta, pôr do sol, petiscos e cerveja gelada. Às margens da Baía de Guanabara, a Mureta da Urca é um dos espaços mais concorridos do Rio. Além do visual, que contempla até mesmo o Cristo Redentor, esse é um rolê mais tranquilo, para curtir um final de tarde bem agradável.

O ponto de encontro mais conhecido é em frente ao Bar Urca. Por esse motivo, é bem comum encontrar muitos turistas por ali. Os destaques do bar vão para as empadinhas e os pastéis. Se você for para a entrada do bairro, vai encontrar um point mais alternativo e mais carioca da Mureta. Por lá a recomendação é o Urca Grill.

Sugestões de hospedagem:  Copacabana – aproximadamente 5 km de distância.

Pedra do Arpoador

O pôr do sol mais famoso do Rio de Janeiro, prestigiado por cariocas e turistas. Localizado na extremidade direita da praia de Ipanema, entre o Leblon e Copacabana,  a Pedra do Arpoador é uma das principais dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro. O sol se põe sobre o mar e você tem uma vista e tanto para o Morro Dois Irmãos. Não é a toa que virou tradição aplaudir esse espetáculo! Boas energias direto da fonte, viu? Procure chegar pelo menos 30 minutos antes do pôr do sol para encontrar um bom lugar e tirar fotos incríveis. Se você estiver vindo do Leblon ou de Copacabana, que tal um passeio de bike pela orla, deixando o Arpoador como última parada?

Foto: Caroline Kwasnicki

Sugestões de hospedagem: Ipanema (bairro mais próximo e com diversas opções de estadia), Leblon e Copacabana (aproximadamente 3 km de distância).

 

Morro Dois Irmãos

Já demos algumas opções de onde ver o pôr do sol na cidade maravilhosa. Chegou a hora de falar do nascer do sol. Anota aí na sua lista do que fazer no Rio de Janeiro! Essa dica é para quem gosta e tem disposição para trilhas. Outra fonte de boas energias, o Morro Dois Irmãos – sim, aquele mesmo que você viu na vista do Arpoador – leva você para uma das paisagens mais incríveis do Rio.

Localizada na comunidade do Vidigal, a trilha está cada vez mais famosa, por isso, se você não sente confiança para fazer sozinho, não será difícil encontrar um guia que pode acompanhar ou informações mais completas sobre a trilha.

Vista do Morro Dois Irmãos. Foto: Caroline Kwasnicki

Se você quer ver o nascer do sol, é preciso madrugar. Depende de pessoa para pessoa, mas a trilha leva em média de 30 minutos a uma hora de subida. Em alguns trechos a trilha é um pouco mais íngreme e a mata mais fechada, mas o visual da chegada vale cada gota de suor!

Se preferir, você pode começar a trilha em outros horários também. Mas ver o sol nascendo, clareando o Rio de Janeiro, é um baita diferencial. Você terá um visual de 360 graus da Zona Sul e vai conseguir ver o Cristo Redentor também.

Foto: Caroline Kwasnicki

Sugestões de hospedagem: Leblon e Gávea – entre 3.6 e 5 km de distância.

 

Escadaria Selaron, Lapa e Santa Teresa

Essa é a famosa escada de azulejos do Rio de Janeiro. Obra do chileno Jorge Selarón, dos anos 90, é um símbolo da cidade até hoje. São 250 degraus com mais de 2000 peças de azulejos, de mais de 60 países. O colorido é resultado da história de cada azulejo! Ainda que seja um atrativo bem turístico, você pode aproveitar para conhecer as redondezas cariocas. A Escadaria fica próxima dos Arcos da Lapa e de Santa Teresa.

Escadaria Selaron

A Lapa é uma importante região boêmia do Rio e bem diversificada. Sexta-feira é um dia animado para conhecer. Você vai encontrar muitos barzinhos e opções de música também. Uma dica legal é ficar de olho na programação de shows do Circo Voador.

Se você quer explorar ainda mais o entorno, é possível subir até Santa Teresa. Para chegar lá você pode ir de bonde, de carro ou a pé. O bairro contempla muita história, gastronomia, cultura e , claro, boemia!  De quebra você ainda terá uma das vistas mais privilegiadas da cidade. Além dos bares, você vai encontrar vários cafés bacanas em Santa Teresa. Outro atrativo é o Parque das Ruínas. Essa é a antiga mansão de Laurinda Santos, uma das personalidades que moravam no bairro. Conhecida como Diva dos Salões, ficou conhecida pelos bailes em sua casa, onde se encontravam os intelectuais cariocas. A casa está em um dos pontos mais altos do Rio o que garante uma bela vista!

Sugestões de hospedagem: Centro, Botafogo, Copacabana.

Pedra Bonita

O nome já diz tudo. A trilha da Pedra Bonita fica dentro do Parque Nacional da Tijuca. Com duração de aproximadamente 40 minutos, não é considerada uma trilha difícil. O percurso é relativamente fácil, sem muitos obstáculos, e proporciona uma caminhada agradável. A surpresa está no cume: uma vista incrível da Pedra da Gávea, praias da Barra, Leblon, Ipanema, Morro Dois Irmãos e outras partes da Zona Sul.

No início do trajeto você vai encontrar outro cartão postal do Rio. A rampa de voo livre também merece ser visitada e admirada. Quem sabe você não aproveita e conhece o Rio sob uma asa delta ou parapente?

Rampa de voo livre no Rio de Janeiro.

Sugestão de hospedagem: Gávea, Ipanema e Leblon.

 

 

Andar de bike

Não é só em cena de novela. Ir para o Rio é ver também muita gente bonita e bem disposta para praticar exercícios. Se você está com tempo e disposição em sua lista de o que fazer no Rio de Janeiro, planeje um tempinho para pedalar de bike na cidade! A orla de Copacabana, Ipanema ou Leblon, a Lagoa e o Aterro do Flamengo são boas opções para conhecer o Rio pedalando.

Sugestão de hospedagem:  Ipanema, Copacabana e Leblon.

Ir em um jogo no Maracanã

Se você é fã de futebol, aproveite a oportunidade para conhecer o estádio e ainda assistir um jogo! Se a programação da sua viagem não bater com os dias de jogos, você pode também fazer um tour no Maracanã.

Sugestão de hospedagem: Lagoa e Copacabana.

Gostou das nossas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro? Fique de olho no blog para encontrar muitas outras dicas e as melhores opções de hospedagem no Rio de Janeiro. Esperamos você por aqui!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x