fbpx

Viajar com crianças ou adolescentes pode ser uma missão cheia de desafios. É preciso muito planejamento para que todos aproveitem a viagem da melhor maneira possível e com a merecida tranquilidade. Além de todo o preparo antes mesmo da viagem começar, é preciso levar em conta que o que pode ser um atrativo imperdível para você, pode ser uma experiência bem estressante para as crianças. Mas isso não significa que 100% da viagem precisa estar voltada para elas, afinal, você também quer aproveitar os passeios e esse tempo tão especial com a família. Por isso, antes de fazer as malas, o mais importante é escolher um destino que tenha mais chances de ser interessante para todos. Quer uma sugestão? Rio de Janeiro com crianças.

Se você já está com essa viagem marcada para a cidade maravilhosa ou está procurando  lugares para a família toda curtir, fique sabendo que o Rio de Janeiro tem atrativos para todos os gostos e idades. Muitos deles, inclusive, estão na lista de passeios imperdíveis para qualquer turista ou carioca. Separamos algumas opções para você incluir no seu roteiro do Rio de Janeiro com crianças. Aqui você também vai encontrar algumas dicas práticas para melhorar essa experiência e sugestões de hospedagem no Rio de Janeiro mais adequadas para famílias. Separe o papel e a caneta e aproveite a leitura!

Rio de Janeiro com crianças: 10 sugestões de passeios para o seu roteiro

AquaRio

Já imaginou conhecer o maior Aquário Marinho da América do Sul? Se a ideia parece legal para você, imagina para as crianças. São 26 mil m² e 4,5 milhões de litros de água para abrigar mais de 350 espécies. Diversas atrações inéditas, muita interatividade e uma ótima infraestrutura vão deixar o passeio educativo e divertido ao mesmo tempo. O tanque principal é a grande atração do AquaRio: vocês irão passar por um túnel de tubarões, peixes e outros animais marinhos. Uma experiência memorável! Funciona diariamente, das 10h às 18h, com a última visitação até às 17h. É possível comprar os ingressos na hora, mas, se possível, compre online e evite ficar na fila com as crianças.

https://www.youtube.com/watch?v=vn1QNk6YRVk

Museu do Amanhã

Bem próximo ao AquaRio está o Museu do Amanhã – é possível conhecer os dois no mesmo dia e fazer esse trajeto a pé (aproximadamente 20 minutos de caminhada). Aproveitem ainda para prestigiar o maior painel de grafite do mundo, o Etnias, feito pelo artista Kobra. Esse roteiro fica bem interessante para aproveitar o Rio de Janeiro com crianças.

O Museu do Amanhã não é como um museu de ciências qualquer. Aqui tem diversão e conhecimento para a família toda. Uma ótima oportunidade de deixar a viagem mais educativa e sustentável para as crianças. O ambiente permite uma série de questionamentos sobre o passado e, principalmente, o futuro da humanidade e do nosso planeta. Recomendamos que você compre os ingressos online, assim você evita de “perder a viagem” ou de perder um bom tempinho na fila, dependendo do dia. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h).

 

Planetário

Que tal uma imersão no espaço? O Planetário do Rio foi inaugurado em 1970 e é mais uma opção educativa e interessante para conhecer o Rio de Janeiro com crianças. O local oferece diversos experimentos interativos, observatório, biblioteca e área recreativa externa. Mais informações sobre a programação, horário de funcionamento e valores você encontra no site.

Jardim Botânico

Ótimo lugar para ter um momento mais tranquilo e perto da natureza com as crianças. Além de lindo, o Jardim Botânico foi fundado em 1808 e abriga milhares de exemplares botânicos. O local possui também um parquinho bem estruturado! Abre diariamente.

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa é outro local para deixar o seu roteiro do Rio de Janeiro com crianças mais relax! Um importante e bonito atrativo turístico da cidade, onde vocês podem fazer um piquenique, andar de pedalinho, tomar água de coco e curtir o visual. Lá vocês também encontram bicicletas para alugar.

Cristo Redentor

Clássico carioca e o cartão postal mais famoso do Rio de Janeiro. Se essa é a primeira visita de vocês ao Rio, é difícil deixar esse atrativo de fora. Mas para conhecer uma das Sete Maravilhas do Mundo é preciso paciência. O Cristo recebe turistas diariamente, e dependendo do dia que você escolher para ir pode estar mais movimentado, como fins de semana, feriados e período de férias escolares. Mas não desanime! O passeio vale a pena para toda a família. Para aproveitar ainda mais a paisagem, a dica é subir até o Cristo Redentor de trem – cerca de 20 minutos. Para evitar filas, é possível comprar pela internet. Como você estará viajando com crianças, é melhor chegar lá com tudo planejado!

Foto: Caroline Kwasnicki

Pão de Açúcar

Outro atrativo turístico imperdível, com uma visão de 360º do Rio de Janeiro. Você e as crianças vão amar! O complexo turístico é formado pelos Morros da Babilônia, da Urca e do Pão de Açúcar, interligados por um teleférico (bondinho), e possui paisagens incríveis. Lá do alto vocês vão descobrir novos ângulos da cidade. A dica é aproveitar o final de tarde por lá e comprar o ingresso antecipadamente.

Baixo Bebê

É bem provável que vocês queiram curtir uma praia carioca, certo? Não faltam praias lindas para toda a família aproveitar, mas uma das mais famosas para ir no Rio de Janeiro com crianças é no Leblon. O quiosque chamado “Baixo Bebê” – no fim do Leblon – é como um ponto de encontro! Aproveitem para comer  o famoso biscoito globo.

 

Maracanã

Se as crianças são apaixonadas por futebol, ir a um jogo no Maracanã será uma experiência inesquecível. Vale a pena conferir a programação de jogos e ver se é viável para vocês. Também é possível fazer um tour pelo Maracanã para conhecer os bastidores do estádio e aprender algumas curiosidades do futebol brasileiro.

Museu da Seleção Brasileira

Outra atração bacana para os amantes do futebol. No Museu da Seleção a família toda poderá ver troféus e fotos, tudo com muita tecnologia e interatividade. Pode ser um passeio surpreendente para o seu roteiro no Rio de Janeiro com crianças.

Dicas práticas para curtir o Rio de Janeiro com crianças

Cada família tem um ritmo e uma rotina, por isso não existem regras para uma boa viagem, e sim, dicas práticas para deixar a experiência mais proveitosa. Além de escolher o local ideal e de apostar em um bom planejamento, algumas ações podem deixar as crianças menos ansiosas durante a viagem.

Procure começar o dia com muita energia! Nada melhor do que um café da manhã reforçado, né? Aproveite esse momento para conversar com as crianças sobre a programação do dia. Dependendo dos passeios que irão fazer, tente levar lanches para elas. Fome pode deixar momentos de estresse ainda mais tensos.

Evite fazer tudo correndo. Respeite o seu ritmo e das crianças também. Para isso, encontre o equilíbrio ideal entre vocês. Se a intenção é conhecer vários atrativos turísticos, talvez seja mais interessantes se programar para ficar mais dias no Rio de Janeiro, se possível. Ou encaixe os passeios ao longo do dia, de forma que não fique muito cansativo. Procure também manter a rotina da família em relação ao horário das refeições e de sono.

Se você vai para o Rio de Janeiro com crianças, já tenha em mente que muitos locais estarão cheios e as filas não são um fato inédito. Por isso, tenha paciência! Esse é o segredo. Dê o exemplo: se você começar a perder a calma, as crianças podem perceber e começar a se irritar também. Falando em atrativos turísticos, fique atento com os valores dos ingressos. Em muitos casos, dependendo da idade, é possível que as crianças não paguem ou ganhem desconto.

Aproveite a viagem para conhecer a gastronomia local. Antes de chegar ao Rio de Janeiro, pesquise por restaurantes que possam agradar ao paladar da família. Procure saber também se o local possui espaço kids, pois pode ser interessante para vocês.

Hospedagem ideal

Por ser uma cidade turística, você não terá dificuldades de encontrar a hospedagem. Entre outros critérios pessoais, é importante levar em conta a localização. A Zona Sul do Rio de Janeiro é uma das melhores regiões para se hospedar. Isso inclui: Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, entre outros bairros. 

Onde ficar no Rio de Janeiro: 7 bairros para se hospedar

A Jump In Bed é uma plataforma de reservas online que vai conectar você e sua família com dezenas de apartamentos bem localizados. Você vai encontrar opções com o melhor custo-benefício. Uma maneira de economizar sem deixar o conforto e o bem-estar de lado. Fotos:2| 6

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x