Meus clientes sempre me perguntam, como entendo o preço final de uma diária, na condição de tarifa dinâmica. Isso é sempre uma explicação longa e difícil, dessa vez resolvi escrever sobre, até mesmo para treinar como explicar mais e melhor os caminhos labirínticos criados pelos construtores de algoritmo.
Qual é o preço final que o cliente paga? Primeiro é preciso saber de qual perfil de cliente estamos querendo saber.
Vamos começar com uma tarifa publicada de R$ 100,00 no site.
Perfil – Um Cliente Especial com desconto básico de 10% = R$ 90,00
Promoção – Tarifa especial de celular 10% = R$ 81,00
No exemplo acima, o primeiro desconto de 10% é aplicado a uma tarifa de R$100 e, em seguida, o segundo desconto é aplicado tarifa do cliente especial que é de R$90.
Então, o preço final deste cliente especial que pegou essa promoção é de R$81.
Obs.: A comissão de um administrador ou gestor é calculada com base no valor final exibido ao cliente.
Sobreposição do público
Cada propriedade está relacionada a preços projetados para atrair um público exclusivo. Ou seja, mesmo se você oferecer diversos produtos que tenham o potencial de ser combinados, nem todos os clientes vão ver todos os descontos sempre.
3 tipos de ações para construção de audiência por condições de tarifas:
1 – Básicas – Preços diferenciados por números de dias, quanto mais diárias menor o valor da diária.
2 – Proativos – Tarifas especiais para programa de fidelidade, programa de Parceiros Preferenciais, tarifa direcionada e campanhas promocionais.
3 – Reativos – Tarifas do tipo – reservas Last minutes, reservas antecipadas, oferta especial e promoções de tempo limitado.
Quando eles veem vários descontos, acontece uma ‘sobreposição do público’. E é aí que os descontos podem ser combinados.
Nos casos em que um cliente faz parte de uma sobreposição de público, com descontos que não podem ser combinados – por exemplo, oferta especial e tarifa direcionada – o cliente vai automaticamente fazer parte do público que recebe o maior desconto, mas não somará as 2 condições. Se os descontos forem os mesmos, o critério de escolha de qual condição será aplicada vai depender do comportamento de pesquisa do cliente na nossa plataforma.
Importante – Descontos combinados não são acumulados para criar um desconto maior, mas são aplicados em sequência.
Quantos tipos de promoções existem que podem ser colocados em prática em uma mesma propriedade?
São várias, daremos exemplos das mais importantes e suas estratégias.
Campanhas promocionais
Ganhe visibilidade em nossos e-mails, notificações, sites afiliados e outros canais ao oferecer um desconto.
Promoção de Férias – Ganhar destaque durante períodos de alta demanda – ofereça um desconto para aumentar sua visibilidade.
Intenção – Alcance de marketing
Ofertas especiais
Impulsione suas reservas de forma rápida e ganhe mais visibilidade ao oferecer um desconto maior.
Oferta por Tempo Limitado – Impulsionar sua propriedade nos resultados de pesquisa por 48 horas.
Intenção – Impulso nas pesquisas
Tarifa protegida – Atrair um público especialmente selecionado, que possui maior compromisso com a reserva e que tende a se hospedar por mais tempo.
Intenção – Público especialmente selecionado.
Tarifas direcionadas
Direcione seu desconto para grupos específicos e transforme a sua propriedade na opção favorita de clientes valiosos.
Tarifa para celular – Tornar a escolha preferida dos clientes que pesquisam pelo celular.
Intenção – Visibilidade
Ofertas de portfólio
Aumente sua ocupação com uma variedade de ofertas que podem ser personalizadas para atender às suas necessidades.
Oferta Básica – Personalizar uma oferta que atenda às suas necessidades.
Oferta de Última Hora – Ocupar os quartos que ainda estão vazios
Oferta de Reserva Antecipada – Para reservas feitas com mais antecedência, você tem mais tempo para se preparar.
Oferta de Diárias Gratuitas – Incentivar estadias mais longas na sua propriedade.
Como se pode observar são muitas variáveis que podem compor uma tarifa final, a ideia é, ter um preço para cada consumidor, que é identificado pelo seu comportamento de compras em outros sites também, não somente sites de compras, mas de pesquisas, rede social e etc. Isso tem se chama Precificação dinâmica.
O que é a precificação dinâmica?
É uma estratégia utilizada para estabelecer um preço condizente com o mercado para produtos e serviços ofertados pelas empresas. Ela leva em conta fatores como equilíbrio entre oferta e demanda, sazonalidade e estratégia da concorrência. Essa estratégia permite que as empresas consigam se adaptar ao mercado com agilidade e de forma competitiva.